Review: Sleepy Hollow 2×18 – Tempus Fugit [Season Finale]

SH 18

Um final de temporada que retrata perfeitamente a série em seu segundo ano: um grande embuste.

Foi um bom episódio? Deu para se divertir? Conseguiu ser o melhor episódio dessa segunda parte da temporada? Sim, sim e sim. O problema é que, se pararmos para avaliar o que esse episódio poderia ter nos proporcionado e o que ele deveria nos proporcionar por se tratar de uma season finale, o sentimento de frustração e decepção é inegável. Como episódio a viagem no tempo poderia ter dado origem a tantas coisas mais interessantes, como season finale esse episódio serviu para absolutamente nada além de adiar a morte de Katrina, nem mesmo para nos deixar ansioso para a próxima temporada. E é por isso que esse episódio é um perfeito retrato de como a temporada toda foi.

Grande parte dos episódios foi construída sobre uma trama interessante e com potencial para gerar um episódio incrível. Grande parte dessas tramas só ficou na promessa e nunca chegaram a se tornar aquilo que pretendiam ser inicialmente. Após aquele que considero o melhor season finale da última fall season, a temporada começou com um sem número de possibilidades para fazer uma temporada tão ótima quanto a sua estreia. Basicamente não tinha onde errar. Era só manter o mesmo nível de entretenimento da primeira temporada que a série obteria o mesmo sucesso, mas aparentemente isso era muito difícil para a produção da série.

No início da temporada havia uma trama bem clara: Moloch estava tentando trazer um exército para a terra e as Testemunhas estavam fazendo de tudo para impedir isso. Até o derradeiro episódio que traz à tona esse acontecimento, tudo estava seguindo de uma maneira aquém do esperado, ainda que respeitável. No entanto, após Henry destruir Moloch a série desandou de uma forma incrível. Ela perdeu ainda mais o seu foco e acabou não sabendo lidar com a decisão mal pensada que havia tomado. Preguiçosamente apostando em sua maior força (a química entre Abbie e Ichabod), a segunda metade da temporada escancarou a falta de foco que se esqueceu de trabalhar bem em qualquer outro aspecto.

Um grande exemplo disso são os coadjuvantes da série. O caminho de todos os eles foi, sem exceção, mal elaborado e conveniente com a preguiça dos roteiristas. A todo o momento, vários cenários se abriram para esses personagens, mas a grande maioria não dava em nada ou era simplesmente esquecida um ou dois episódios depois. Vimos, por exemplo, uma sugestão de que Hawley poderia ser o interesse amoroso de Abbie, e isso foi dar aonde? Isso mesmo. Foi esquecido como se nunca tivesse sido mostrado! Também fomos apresentados a uma nova xerife na cidade e o que sabemos sobre ela 18 episódios depois? Nada! Katrina foi o ponto central de boa parte dos planos, seja dos mocinhos ou dos vilões, e quando ela se mostrou essencial de fato? Nenhuma vez! Tudo isso não passou de um engodo para nos manter crentes de que a série estava indo para algum lugar quando ela não sabia pra onde queria ir.

Mesmo que estivesse sendo preguiçosa nessa decisão, não podemos negar que Sleepy Hollow não sabe onde reside seu maior valor. Seus protagonistas são o grande trunfo da série e isso havia ficado claro desde o piloto, e isso ficou ainda mais óbvio nessa temporada. Cada momento onde pudemos nos deliciar com a química entre Mison e Beharie, cada cena onde a amizade entre Abbie e Ichabod era o destaque, cada piadinha sobre a adaptação de Ichabod com o mundo contemporâneo… Tudo o que envolvia ambos os personagens serviu como o ponto alto de cada episódio e da temporada num geral. Nessa season finale isso não foi diferente.

A viagem no tempo pode ter sido uma farsa e não ter servido para nada quando se fala de avanços na trama, contudo foi responsável por criar ótimos momentos dos protagonistas. Sim, Abbie conseguiu convencer Ichabod de sua história rápido demais, mas mesmo assim era impossível não se comover com a urgência da ocasião e com a tensão que emanava da dinâmica entre os dois. Isso convence tão rapidamente que mesmo com pouco tempo o espectador acredita que Ichabod seria capaz de arriscar tudo por alguém que acabou de conhecer.

Falando em arriscar tudo, com a morte de Katrina a série tomou a decisão correta de esquecer basicamente tudo o que fez nessa segunda metade da temporada e deve tratar de se reinventar caso haja outra temporada pela frente. Mesmo assim não posso deixar de lamentar sobre a falta de clima sobre essa cena. Não fiquei tenso com o ataque de Katrina em Abbie, não fiquei triste/empolgado com a morte dela e muito menos senti o impacto que deveria ter sentido pelo fato de ter sido o próprio Ichabod a matá-la. Tudo foi apressado demais, insosso demais. Um final bastante amargo para uma temporada fraca.

Como já falei na última review, este é o meu último texto sobre a série, mesmo que ela seja renovada para uma terceira temporada. Simplesmente não consigo mais escrever sobre algo que me incomoda mais do me agrada. Parece-me uma função um tanto ingrata ter que vir aqui, review após review, falar o quão decepcionante Sleepy Hollow está e o quanto de potencial ela está desperdiçando. E assim como acho isso, creio que é igualmente desagradável para o leitor, provável fã da série, ler um texto com poucos elogios ou até nenhum, mesmo que a série não mereça como é o caso de Sleepy.

Caso haja uma nova temporada da série, eu não sei ainda se consigo dar mais um voto de confiança para ela e acompanhar mais um ano das desventuras de Ichabod e Abbie, só sei que torço, de verdade, para que ela se reencontre e que volte a entregar aquele material de qualidade que entregou na temporada passada, aquele entretenimento que entregava cenas absurdas, mas que caprichava no todo. Pra quem ainda acredita na série, só me resta desejar um humilde “boa sorte!”.

PS: “Slide to unlock” XD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s