Review: Helix 1×13 – Dan’s Lombre [Season Finale]

Helix 1x13

Helix sendo Helix.

Contrariando qualquer expectativa positiva e boa vontade que eu tivesse com a série, Helix me decepcionou logo em seu piloto e fiquei bastante tentado a abandoná-la ali, mas mesmo assim decidi dar algumas novas chances (12, para ser exato) de ela mostrar que realmente merecia uma vaga em minha humilde watchlist. Durante este longo processo houveram momentos onde eu realmente pensei que a série finalmente evoluiria e que toda a minha aposta sobre ela havia valido a pena, porém todos esses momentos revelaram-se como meras ilusões e essas “evoluções” nunca se confirmavam de fato.

Ainda assim eu esperava que a season finale trouxesse o melhor que Helix nos apresentou para que ao menos pudesse encerrar a sua temporada de estreia (e minha jornada com ela) da melhor forma possível. Infelizmente não foi isso que vimos e este final não passou de uma confirmação do que a série é, seja positiva ou negativamente. De um lado temos a covardia do roteiro em não nos oferecer respostas, inserir mais perguntas e focar nos conflitos pessoais dos personagens; do outro tivemos alguns plot twists realmente interessantes e bons momentos de tensão.

O curioso de falar isso é que eu posso usar isso como uma crítica tanto para o que vimos na temporada, quanto para o que vimos nesse episódio. É como se ela estivesse rodando em círculos sem realmente tentar oferecer nada de novo, mesmo dentro de seu limitado universo.

Falando especificamente desse episódio, o foco dele foi completamente em Julia, consagrando uma nova protagonista para a série. Quase tudo aqui girava em torno dela, pois tivemos seu rápido reencontro com a mãe (eu disse que eu não apostava que ela sobreviveria a essa finale), vimos como ela ficou após a morte de Miksa, dentre outras coisas. Porém o que realmente a destacou no episódio foi o fim que a personagem teve, pois além de ter levado um dos recipientes contendo a cura ou o vírus (aposto no vírus), ela parece ter se tornado presidente da ILaria o que sugere que toda a sua importância nessa finale deve se intensificar na próxima temporada.

Spencer, que não tinha feito nada até então, foi um dos participantes do momento mais intrigante do episódio. Irei ser um tanto contraditório agora, mas tenho que dizer que, por mais que eu tenha reclamado disso durante a temporada inteira, o que mais fez a cena funcionar foi os questionamentos que ela trouxe. Dentre eles, destaco a dúvida sobre quando e como eles começaram a trabalhar juntos e embora eu realmente ache a série não responderá isso tão cedo, esse twist traria uma nova dinâmica à série, colocando Peter como “agente duplo”.

Sendo completamente desperdiçado nesse episódio, o trio Balesseros, Tulok e Anana se juntaram ao pessoal da base para fazer absolutamente nada, a não ser colocar Anana para fazer uma cena dramática por descobrir sobre a morte de seu irmão. Sério, os 3 sempre se mostraram personagens interessantes e subaproveitados pelo roteiro apenas para no final serem mais subaproveitados ainda nesse final.

Por fim, falo sobre a pior e a melhor decisão que a série tomou desde seu início: destruir a base da Arctic ByoSystem. Foi uma ótima decisão porque finalmente a série pode ampliar seus horizontes e se libertar geográfica e artisticamente, no entanto, aqui isso soou como uma saída forçada para apenas apressar o final anticlimático do episódio.

Comparando o efeito entre os dois pesos, é claro que o futuro da série é o que conta mais, no entanto prejudicar a sua season finale apenas para gerar uma possibilidade para ser aproveitada no futuro não é uma escolha inteligente. Se essa possibilidade será aproveitada ou não, não tenho a menor ideia e não faço questão de saber, pois com este final de temporada abandono a série sem qualquer arrependimento, pois além de matar ou subaproveitar seus personagens e tramas, a única coisa que fica na cabeça após essa temporada da série é o quanto ela nos fez perder muito tempo entregando pouco. Pra quem continuará a vê-la, desejo bastante paciência, pois a minha já se esgotou.

Deixe um comentário

