Top – Os Melhores de 2013

2013 new year sparkler

Agora que 2013 realmente encerrou seus afazeres, chegou a hora de entregar os meus tops de álbuns, séries, episódios e filmes que foram lançados/exibidos este ano. Para não ficar uma postagem muito grande decidi fazer um top 5 de cada, o que fez meu coração doer um pouco, mas foi preciso. Lembrem-se de que, caso algum top não tenha algum de seus favoritos do ano, eu posso não ter visto/ouvido o favorito em questão. Dito isso, vamos aos tops. Top 5 – Álbuns de 2013 2013 foi, a meu ver, um ano bem fraco na música, onde poucos álbuns realmente se destacaram, tornando-se assim a escolha mais fácil dentre todos os tops que farei hoje.

5º – Queens Of The Stone Age…Like Clockwork

Admito, não sou um fã ou um grande conhecedor do trabalho da banda, pelo contrário, as músicas que eu escutei me fizeram criar certo afastamento de tudo que fosse envolvido pela banda. Eis que este ano vejo vários amigos meus falando desse álbum e não pude evitar ouvi-lo, qual não foi a minha surpresa ao estar gostando bastante dele? Talvez me faltasse maturidade para ouvir o som da banda antes, mas o fato é que …Like Clockwork te faz viajar em cada segundo e é uma experiência maravilhosa do início ao fim.

Destaques: …Like Clockwork, Kalopsia e The Vampyre Of Time and Memory.

4º – OneRepublicNative

Quando ouvi Native  pela primeira vez tive uma decepção, pois achei boa parte das faixas pops demais se comparado com outros álbuns da banda e isso, até então, caracterizava-se como perda de identidade. Ao escutá-lo uma segunda vez, após toda a expectativa e exasperação ter passado, percebi que a banda que eu conhecia ainda estava ali e entregando um trabalho mais pop sim e embora seja inferior aos outros álbuns do 1R, é ainda um trabalho de qualidade e que merece sim entrar no top com os melhores álbuns de 2013.

Destaques: Can’t Stop, Won’t Stop e Au Revoir

3º – Caroline PennellThe Race

Participante do top 8 da 5ª temporada da edição estadunidense do The Voice, Caroline lançou um EP no início do ano passado e, se não fosse pelo reality, eu infelizmente não o teria ouvido em 2013. Agradecendo ao show essa oportunidade de ter revelado uma cantora de uma voz tão doce, procurei seus trabalhos prévios e encontrei este álbum que, apesar de ter apenas 5 músicas é um dos trabalhos mais completos do ano passado. Aliás, é incrível perceber como é um álbum até maduro para uma estreia, certamente vale uma ouvida.

Destaques: Mess, Nobody’s Home e Tell Myself.

2º – Arctic MonkeysAM

Apesar de sempre ter admirado alguns singles da banda, nunca havia procurado ouvir seus álbuns completos, até que procurei por toda a discografia dela e descobri que ela havia lançado um álbum em 2013. Após ter escutado seus outros trabalhos (em ordem cronológica) comecei a ouvir AM e, apesar de não trazer nada de novo à banda, é um trabalho tão consistente que merece destaque em um ano tão fraco. Torço para que seus próximos álbuns continuem ao menos nesse nível.

Destaques: No. 1 Party Anthem, Do I Wanna Know? e Arabella.

1º – Kings Of LeonMechanical Bull

Mesclando Country, Rock e Blues, o 6º álbum de uma das bandas mais regulares que eu conheço não é inovador, não é diferente de nada do que já ouvimos e muito menos pretende mudar o mundo musical, mas tem um “coração” enorme. É incrível como cada música lhe transporta para um universo diferente, todas as músicas conversam entre si, as transições entre as faixas são as mais orgânicas possíveis, etc. É um daqueles álbuns que você mal começa a ouvir e já fica extasiado, tamanha a qualidade desse trabalho.

Destaques: Wait For Me, Comeback Story e Last Mile Home.

Menção honrosa: só para incluir um álbum mais mainstream, eu diria que Prism é o melhor álbum pop do ano. E claro que não poderia faltar Save Rock And Roll aqui.

Top 5 – Séries de 2013

Muitos andam reclamando da qualidade das séries que estão no ar na tv estadunidense, dizendo que essa nova safra está ruim/fraca e que pouca coisa se salva. Como não assisto muitas séries, posso dizer que não estou nenhum pouco insatisfeito com as séries que assisto, pelo contrário, a cada essa semana elas continuam melhorando e provando que fiz a escolha correta ao continuar a assisti-las.  Seguem a baixo as listas de melhores séries, seguida dos melhores episódios.

5º – Grimm

Vou ser sincero, não sei como eu sobrevivi à insossa primeira temporada da série, eram apenas casos da semana e não havia uma trama central que me desse alguma vontade de continuar vendo a série. Mas eis que algo aconteceu no final dessa temporada que me trouxe de volta à 2ª e, desde então, a série só vem aumentando sua qualidade. Com um desenvolvimento minucioso, a segunda metade da 2ª temporada e a primeira metade da 3ª são capazes de colocar a série na “lanterna” do meu top.

– My Mad Fat Diary

Qualquer seriador que se preze tem um fraco por séries britânicas, comigo não é diferente. Quando soube de uma série teen britânica que estava fazendo certo sucesso, fui correndo (rastejando, na verdade, porque sou preguiçoso) para saber mais dela e, nos seus 3 primeiros episódio a achei bem aquém de tudo o que falavam, mas eis que a segunda metade da primeira temporada da série é de encher os olhos a ponto de seus quase 50 minutos passarem num piscar de olhos, e é principalmente por eles que a série figura entre as 5 melhores do ano.

3º – Game Of Thrones

Adaptando a história do livro que, segundo alguns, é o mais chocante até então, a versão televisiva da trama de George R.R. Martin foi digna de aplausos durante 2013. Com um desenvolvimento primoroso, a série apresentou alguns dos momentos mais memoráveis da TV em 2013 e, por mais que digam o contrário, o Casamento Vermelho foi um marco na história dos seriados e servirá como referência para qualquer outro acontecimento no estilo. Pelos momentos marcantes apresentados, a série merece o bronze de 2013.

2º – Orphan Black

Um sucesso praticamente instantâneo entre os seriadores, Orphan Black é uma sci-fi sobre clones, mas não apenas sobre isso. Tentando não revelar os detalhes mais interessantes da história, posso dizer que, apesar do fundo de sci-fi não ser o mais original ou interessante que já vimos, o drama dos personagens é a principal força da série, e caso não fosse por atores competentes, teria sido um desastre. Apesar de ninguém do elenco decepcionar, o nome da série é Tatiana Maslany, representando cada clone de forma tão diferente e visceral que nos faz questionar se é a mesma atriz interpretando todos aqueles personagens. Pelo conjunto da obra, e principalmente por Maslany, a série leva a prata do ano de 2013.

1º – Fringe

Exibindo apenas 3 episódios em 2013, a série conseguiu marcar tanto que ninguém conseguiu destrona-la do topo dessa lista. Encerrando sua trajetória na tv de forma belíssima, Fringe conseguiu marcar o coração de cada fã que acompanhou a história do grupo que inicialmente “apenas” investigava casos que desafiavam a ciência ao homenagear cada um deles, ao sanar cada dúvida que a história ainda deixava no ar, ao fazer o público se despedir de cada personagem… Enfim, ao retribuir todo o apoio e tempo que os fãs deram à série com um trabalho de qualidade e que infelizmente foi subestimado por grande parte do público. Um inesquecível final foi dado a uma apaixonante história e isso merece o topo desse top 5 de forma louvável.

Menção honrosa: Supernatural, por ter não apenas conseguido sair do fundo do poço, mas por apresentar episódios no nível dos da 3ª temporada da série.

Top 5 – Episódios exibidos em 2013  

5º – Arrow 1×23: Sacrifice

A season finale da 1ª temporada de Arrow foi arrebatadora do início ao fim, embora todos os seus acontecimentos tenham sido previsíveis, tudo foi dirigido tão bem, que não teve como não se envolver com todo aquele acontecimento apocalíptico.

4º – Once Upon a Time 3×08 –Think Lovely Thoughts

Se recuperando de uma problemática 2ª temporada com o público, a série trouxe dois episódios que exemplificam bem que ela ainda tem força para ser a OUAT que todos amavam, mas particularmente esse episódio trouxe de volta toda a sensação que a season finale da 1º temporada tinha causado em mim e isso foi o diferencial para colocar esse episódio aqui ao invés do também incrível 3×11.

3º – Homeland 3×12 – The Star

Quem diria que após uma temporada irregular a série traria uma season finale tão emocionante quanto essa? Com cara de series finale, o episódio trouxe a redenção que a série teria que dar ao público e encerrou praticamente todas as tramas centrais da série. Como não quero dizer spoilers, você pode ler a review do episódio aqui

2º – Supernatural 8×23 – Sacrifice

O segundo sacrifício das “antigas” noites de quarta da CW foi um episódio para ninguém botar defeito. Surpreendendo qualquer expectativa que o espectador poderia ter, o episódio teve várias reviravoltas, foi intenso e o cliffhanger apresentado para a temporada seguinte foi bastante promissor.

1º – Fringe 5×13 – An Enemy Of Fate

O final derradeiro de uma das minhas séries prediletas não poderia ser mais inesquecível, ver uma ficção científica apostando na emoção para encerrar sua história é algo tão único que creio que poucas vezes veremos algo do estilo, e caso aconteça, não será tão primoroso quanto o que foi feito aqui.

Menção honrosa: My Mad Fat Diary 1×04 – Don’t Ever Tell Anyone Anything

Top 5 – Filmes de 2013

O ano de 2013 não foi muito convidativo para a minha maior paixão, que atende pelo nome de Cinema. Vi pouquíssimos filmes em 2013 (86) e muito menos de 2013 (14), mas vou montar um top só para não deixar passar em branco o meu lado cinéfilo no ano de 2013.

5º – Além da Escuridão – Star Trek

A continuação do ótimo prelúdio de 2009 mantém a mesma atmosfera de seu antecessor, continua mostrando que J.J. Abrams é uma dos melhores diretores de blockbuster dessa época. Tem seus problemas, é claro, principalmente no 3º ato, mas o restante faz a sessão valer a pena. Nem preciso dizer que o destaque do elenco aqui vai para Cumberbatch, né?

4º – Antes da Meia Noite

O mais recente encontro entre Jesse e Celine é mais melancólico que seus anteriores e tão intenso quanto eles é facilmente um dos melhores filmes do ano. Hawke e Delpy estão em seu melhor momento, Linklater em uma direção bem mais madura que nos anteriores, até a melhor sequência da trilogia se encontra aqui (o debate entre os casais de cada geração). Um filme memorável!

3º – O Lado Bom da Vida

Eu esperava que a “comédia romântica indicada ao Oscar” fosse chata, quadrada e completamente sem graça, qual não foi a minha surpresa ao ser contagiado por cada segundo desse filme?  A química entre Cooper e Lawrence é tão grande que envolve até o público, e é aí que reside toda a diferença deste filme para 99% das comédias românticas comuns. Vale lembrar que é a direção de O. Russell que permite esse show de química e atuações.

2º – Jogos Vorazes: Em Chamas

Apesar de ter gostado bastante do primeiro filme, eu realmente não esperava que a continuação fosse tão boa. Desenvolvendo melhor a trama e dando foco ao lado político da história, o filme consegue alcançar voos mais altos que o anterior, trazendo fôlego a um enredo já tão batido. Basicamente tudo evolui aqui: efeitos visuais, elenco (com acréscimos bem vindos), a direção, etc. Só resta torcer para que o 3º filme siga evoluindo e traga mais uma grande obra para o público.

1º – Gravidade

Repletos de sensacionais planos-sequência, o filme é um verdadeiro espetáculo visual, afinal ter a Terra como plano de fundo e efeitos visuais irrepreensíveis ajudou bastante para tal fato (além do 3D, claro), mas nada disso seria considerado se a protagonista e o roteiro fossem fracos o ruins, felizmente não é o que acontece. Bullock defende a Dra. Stone com incrível garra e o roteiro, apesar de ser simples, não é pobre e dá a base necessária para essa verdadeira montanha-russa emocional e visual. Uma das melhores experiências que o Cinema já ofereceu.

Menção honrosa: Django Livre e Detona Ralph.

Essas foram as minhas listas de 2013 e com ela inicio 2014 esperando que esse ano seja melhor quantoà música e que ao menos mantenha o nível das séries e dos filmes que vi. Um feliz 2014 a todos.

Anúncios

Um comentário sobre “Top – Os Melhores de 2013

  1. Pingback: Top – Os 10 melhores filmes de 2014 | Movie MusicTv

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s