Review: O Chamado do Cuco (The Cuckoo’s Calling, 2013)

O Chamado do Cuco - Review
A estreia de “Robert Galbraith”.

Como deu pra perceber em quase 2 anos de blog, não escrevo sobre livro e não é a minha intenção ficar fazendo reviews sobre esses materiais, mas dessa vez devo abrir uma exceção para o livro de J.K Rowling (lançado com um pseudônimo de Robert Galbraith).

O livro conta a história em torno da morte da supermodelo Lula Landry, que após ser solucionada pela polícia como um suicídio, faz com que seu irmão, John Bristow, recorra a um detetive particular para fazer uma nova investigação: o veterano de guerra Cormoran Strike. Isto é o que posso contar da história sem revelar detalhes mais significantes.

Falando sobre o livro em si, o que vemos aqui é Rowling em todos os lugares, seja no uso do local em que sua história se encontra como um personagem à parte, seja no humor britânico característico da escritora, mas onde vemos mais características dela é na construção de seus personagens.

Cormoran Strike parece uma mistura de personagens já vistos antes em Harry Potter (toda a “vigilância constante” de Moody pode ser vista aqui, assim como a enorme inteligência que vimos em Dumbledore é facilmente encontrada em Strike) assim como Robin, que é como eu vejo uma Hermione adulta, com o diferencial de esta ser ávida por mistérios e investigações.

Mas não é só de uma junção dos personagens de Harry Potter que a autora escreve, aqui vemos personagens que, apesar de clichês, são escritos de forma tão vívida que juramos serem reais, como a modelo de sucesso Ciara Porter, o músico inimigo da mídia Evan Duffield, a problemática Rochelle Onifade, o afetado estilista Guy Somé…. Enfim, cada personagem é tão bem (d)escrito por Rowling que eles ganham vida no papel de forma bastante orgânica.

Seus trunfos não acabam por aí, pois não adiantaria acertar nisso tudo se o caso fosse frouxo ou desinteressante, o que a morte de Lula não passa nem perto de ser. É verdade que, para o leitor mais atento, a resolução do caso fica bem óbvia, mas nem de longe menos interessante. Todos os testemunhos, nomes e detalhes citados durante a obra retornam para dar vida à um clímax intenso e marcante que não é apenas voltado para o caso, mas para toda a história que a investigação envolveu, o que deixa Rowling novamente de parabéns, por acrescentar tantos detalhes  e não esquecer deles em momento algum.

Com personagens interessantes, um thriller que fisga o leitor desde o primeiro momento, uma escrita inteligente, O Chamado do Cuco revela-se um início promissor de uma série que tem tudo pra ser ótima. Um livro mais do que recomendado e não posso esperar pela sequência das investigações de Strike.

Cotação: 4/5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s