Comentário: De Pernas Pro Ar 2

de-pernas-pro-ar01

Esperava ver uma repetição fraca do 1º, mas me surpreendi e vi novamente uma boa nova comédia nacional.

Quando De Pernas Pro Ar chegou aos cinemas em 2010 eu esperava mais uma comédia nacional ruim e bastante forçada, mas estava enganado e vi um filme que realmente valia a pena. Sim, ainda tinha um ar televisivo, e sim parecia que tinham juntado várias esquetes para montar um filme, mas ainda assim ele cumpriu seu propósito, divertiu bastante e ainda deu destaque para Ingrid Guimarães, uma atriz com um excelente timing cômico e que já estava um tanto esquecida pela mídia.

O filme fez sucesso nas bilheterias e, como boa parte dos sucessos de bilheterias nacionais, ganhou uma sequência. Apesar de ter gostado do 1º filme, achava que a continuação seria ruim e apenas uma repetição do anterior. Então imaginem minha surpresa ao ver algo que não foi apenas diferente, mas levemente superior ao antecessor.

Partindo de uma premissa semelhante à do anterior, o filme tem um início lento e demora para engrenar, mas quando o faz é bastante competente. A partir da cena da reunião entre Alice e os investidores (que, por sinal, é minha cena preferida do filme) o filme começa a ganhar fôlego e nos divertir a cada segundo.

O roteiro é superior ao primeiro, é bem mais coeso e interessante que o anterior. Mas no ponto que deveria ser superior é um tanto inferior: as piadas. Não que elas sejam ruins, mas no geral ou são piadas que conversam com algumas do filme anterior (o que tira o fator originalidade) ou são piadas melhores mas pecam na execução. Já na direção, temos um Santucci mais seguro na direção e que entrega um filme com um ritmo mais fluído, sem aquela cara de mistura de esquetes que o 1º tinha.

O maior problema do filme reside no elenco, pois boa parte dele é fraco como Maria Paula, que apesar de estar um bom tempo em cena é como se não estivesse tamanha a irrelevância da atriz e da personagem. Também temos aqueles que entram caricatos como Alice Borges, a “comandante” do Spa, ou como a versão irritante do Vágner Love, interpretada por Luis Miranda. Ainda temos Bruno Garcia e Eriberto Leão que não tem carisma algum que os destaque dos restantes, servem mais como engrenagens para o andamento da estória do que para qualquer outra coisa.

Por outro lado, também há acertos no filme, alguns deles são as participações como as divertidas aparições de Tatá Werneck e Rodrigo Sant’Anna, ela surge como uma atriz fracassada, cleptomaníaca e viciada em internet; já ele surge como um garçom brasileiro nos EUA. Denise Weinberg consegue convencer tanto nas cenas cômicas quanto nas cenas mais sérias. Já Cristina Pereira, que era apenas um acessório no filme anterior, é bem aproveitada neste aqui e entrega alguns dos melhores momentos do longa, como aquela em que ela faz compras numa certa loja ou aquela em que ela pede garfo e faca em um restaurante.

Mas novamente o filme é de Ingrid Guimarães, que já estava ótima no 1º, mas neste demonstra mais segurança e talento e novamente entrega as melhores cenas do filme e salvando piadas que poderiam soar repetitivas, como as do polvo (concorrente direto do coelho). Assim como Weinberg, Ingrid também convence nas cenas dramáticas provando mais uma vez que tem bastante talento e que não merecia ser tão subaproveitada quanto foi.

Com um final que deve ter sido feito às pressas (ele destoa de qualquer rumo que o filme estava tomando e não o faz de forma agradável) e com cenas “durante créditos” que sugerem uma provável continuação, o filme termina com uma saldo surpreendentemente positivo e prova que ainda é possível fazer uma boa comédia no cinema nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s